Se você é solteiro ou casado, divorciado, viúvo ou tem um relacionamento aberto, independentemente do seu estado civil, do seu gênero ou vínculo afetivo, o livro contribui pois, de algum modo, você já passou ou passa por situações semelhantes e já se pegou tendo as mesmas interrogações. O livro é amplo, profundo e, ao mesmo tempo, acessível!
Neste quarto volume do Café com Freud e Lacan, discutimos o amor, um dos maiores motes de busca por análise na clínica. Muitos dizem não querer saber dele. É moderno hoje querer independência e não ‘precisar’ do amor. Amar gera sofrimento. Dá trabalho. Demanda esforço. Mas, quem sente, não abre mão. Que seja na maternidade, na relação com amigos, no trabalho, nos relacionamentos. Estar apaixonado e correspondido, não tem preço!
Freud constrói sua teoria psicanalítica com base na sexualidade humana e nos laços afetivos, fundamental para a construção do aparelho psíquico, da noção de EU, da montagem narcísica. O livro trabalha as questões de relacionamento, sempre tendo como foco a articulação dos conceitos psicanalíticos para compreensão dos fenômenos atuais: relação aberta ou fechada? Aplicativos de relacionamento - contribuem ou trazem problemas? Brigas, desentendimentos, rancores e mágoas, de onde surgem? O que fazer com elas? Até onde as questões de amor e de sexualidade intervém na saúde mental? Fazemos uma lista de mais de dez tópicos dos motivos pelos quais as pessoas estão com tanta dificuldade em relação ao amor. Entre eles, o narcisismo, o imaginário exacerbado e a expectativa do conto de fadas. As satisfações efêmeras e o sexo fácil, a questão da queda do patriarcado e a guerra dos sexos decorrente, a dificuldade com a castração.
Este livro pertence à Coleção: Café com Freud e Lacan, uma iniciativa da Clínica de Psicanálise Lacaniana UNBEWUSSTE – São Paulo - BR, com o objetivo de deixar a psicanálise mais acessível ao público em geral através do Movimento pela Saúde Mental Café com Freud e Lacan.